terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONVITE!

Favor socializar,
 Regina pedrosa
 Segue convite para lançamento do livro A Diversidade Revelada, conforme release abaixo, peço que divulguem e compareçam!
 
CONVITE
O Grupo Pela Vidda/SP, o Centro de Referência da Diversidade e a Coordenação Estadual DST/Aids-SP têm a satisfação de convidar para o lançamento da publicação e exposição fotográfica A DIVERSIDADE REVELADA, no próximo dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19 horas, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP).
A proposta desta publicação e da exposição fotográfica é mostrar histórias de travestis e transexuais, apontar as barreiras que dificultam o acesso desta população à educação e saúde, revelar seus desejos e sonhos.
A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Um olhar sobre seios, nádegas e sorrisos na noite da cidade

Buscar traços e cores que combinem silhuetas de corpos com as luzes multicoloridas das ruas e a lanterna vermelha dos carros é um desafio para qualquer olhar, mesmo para o fotógrafo mais experiente. Especialmente quando não se pode contar com a ajuda do flash e o “voyeur” não pode se revelar, sob o risco de agressões. Foi assim o trabalho do fotógrafo Osmar Bustos, acostumado a fixar personagens relacionados às políticas de saúde.

Convidado a registrar o universo de travestis e transexuais, ele partiu para a noite com a mesma disposição que revela nos seus cliques institucionais. Conta que descobriu um universo rico e cheio de surpresas, de festa e de perigo. De mulheres prostitutas e travestis que procuravam exibir todas as suas formas, combinando sorrisos com bumbuns e seios ampliados. Há também espaços escuros reservados aos michês e sua clientela escondida, onde levantar a câmara significava risco de agressão.

Na maioria das vezes, Osmar saia em companhia do Grupo Pela Vidda/SP, nos percursos noturnos distribuindo camisinhas, gel e informações. Outras vezes, arriscava-se por conta própria. Agora, parte do seu trabalho pode ser visto no livro “Diversidade Revelada”. Outra parte na exposição que acompanha o lançamento da edição.

A PUBLICAÇÃO: Um livro sobre a importância de manter as portas abertas

A idéia do livro nasceu dos resultados surpreendentes do Centro de Referência da Diversidade. Há mais de 20 anos o Grupo Pela Vidda/SP vem trabalhando na região central da cidade, de olhos atentos para a população LGBT e para os grupos mais vulneráveis que circulam nessa área. Por mais que fizesse, um número grande de pessoas passava pelas ruas sem um lugar para entrar. Foi assim que nasceu o CRD, em março de 2008, uma porta na calçada da rua Major Sertório onde as pessoas pudessem entrar – sem responder a perguntas, mostrar papéis, nem pedir absolutamente nada. Apenas entrar e se recostar no sofá, dormir, se quisesse, até o momento em que desejasse conversar ou ir embora. A porta aberta do CRD se mostrou o mais acolhedor e efetivo dos serviços para dependentes, gays, travestis, transexuais, lésbicas e michês em situação de rua.

Em junho de 2009, foi a vez do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, abrir um ambulatório de saúde integral dedicado a travestis e transexuais. A experiência inédita desse ambulatório, a parceria e o sucesso dos dois serviços são relatados em “A Diversidade Revelada”. Além de depoimentos de cerca de 20 travestis, transexuais e profissionais do sexo, o livro trata da legislação sobre o tema – que continua negando a mudança de nome aos transexuais – e do avanço da medicina, que no Brasil continua empacada na burocracia.

 
SOBRE O CRD E O AMBULATÓRIO

Com textos de autoria do jornalista Aureliano Biancarelli e imagens do fotógrafo Osmar Bustos A Diversidade Revelada, a partir de depoimentos, conta a história de dois serviços pioneiros no país localizados na cidade de São Paulo:

>> Centro de Referência da Diversidade (CRD): O Grupo Pela Vidda/SP inaugurou e mantém, desde 2008, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o CRD. Este oferece assistência, capacitação, geração de renda, convivência e cultura para profissionais do sexo, gays, lésbicas, travestis, transexuais e pessoas que vivem com HIV e aids em situação de vulnerabilidade e risco social.

>> Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais: Inaugurado em 2009, o ambulatório funciona no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. O serviço presta atendimento especializado em urologia, proctologia, terapia hormonal, encaminhamento para retirada de silicone industrial e cirurgia para redesignação sexual, além de atendimento em psiquiatria, psicologia e fonoaudiologia.

SERVIÇO: Exposição e lançamento do livro A Diversidade Revelada
Data: 22 de novembro de 2010, segunda-feira, às 19 h
Local: Casa das Rosas (Av. Paulista, 37)
Informações e confirmação de presença:
- CRD-Grupo Pela Vidda/SP: (11) 3151-5786 e (11) 3258-7729 - gpvsp@uol.com.br
- CRT DST-Aids-SP: (11) 5087-9835 - imprensa@crt.saude.sp.gov.br

 

 

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...