sábado, 7 de maio de 2011

Mahler tocado pela orquestra do Concertgebouw

TV Cultura estreia nova temporada de "Clássicos"

Programa de hoje traz Mahler tocado pela orquestra do Concertgebouw

Atração, transmitida até junho, apresentará documentário sobre a criação do "Bolero", do francês Maurice Ravel

ROBERTO KAZ 
DE SÃO PAULO 

Começa hoje, às 16h, na TV Cultura, a nova temporada do programa "Clássicos".
A estreia traz uma apresentação da orquestra do Concertgebouw, de Amsterdã.
Eleita em 2008 a melhor do mundo pela revista inglesa "Gramophone", a Concertgebouw já foi regida pelos compositores Richard Strauss, Claude Debussy e Igor Stravinski, além do maestro Herbert von Karajan.
O concerto transmitido hoje -uma homenagem ao austríaco Gustav Mahler, com a apresentação de sua "Sinfonia n.º 2"- terá a regência de Mariss Jansons, atual titular da Rádio Bávara.
"Clássicos" irá ao ar aos sábados e domingos de maio e junho, sempre às 16h. Até o fim da temporada, o programa ainda apresentará um documentário sobre a "Sinfonia Patética", de Tchaikovski, e sobre o "Bolero", de Ravel, além de concertos de obras memoráveis, como a "Sinfonia n.º 7", de Beethoven.
No tocante às orquestras, a atração veiculará concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Sinfônica de São Francisco e da venezuelana Simón Bolívar.
Neste ponto, um destaque: no dia 5 de junho, "Clássicos" transmite um documentário sobre o funcionamento do "Sistema" -programa musical da Venezuela que culminou no reconhecimento internacional de Gustavo Dudamel, atual maestro-fetiche da música clássica.
Nesta temporada, "Clássicos" será apresentado pelo músico Marcelo Jaffé, professor de viola da USP e integrante do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. 

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...