segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ABERTAS INSCRIÇÕES P/ OFICINAS JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

NÚCLEO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

 

Alô, amantes da literatura:

Depois de 23 anos coordenando oficinas literárias em inúmeros espaços de São Paulo e outros estados, decidi organizar minha própria oficina, sem depender de instituições. Enquanto não dá certo a implantação do meu projeto da Escola de Criação Literária, quero dar andamento ao trabalho pedagógico organizando este Núcleo de Criação Literária. Assim, espero atender às solicitações que me são feitas reiteradamente. 

De acordo com o formato de oficina,  neste Núcleo vou privilegiar o trabalho prático, adicionando referências teóricas sempre que necessário. Quero ficar à vontade para trabalhar numa roda socrática. O formato se baseia na criação e discussão dos textos dos/as participantes, mas faremos também leituras comentadas de textos de autores referenciais, que exemplificam recursos literários. Pretendo abrir mais espaço a essas leituras, que me parecem fundamentais para diálogo com a literatura universal. Também pretendo dialogar com obras de cinema, teatro ou artes plásticas que possam oferecer subsídios à criação literária. No meu método de trabalho, a oficina não faz diferença entre poesia e prosa, que serão abordadas lado a lado. Haverá um rigoroso programa a cumprir, mas desta vez sem pressões externas. Cada participante estipulará seu prazo na oficina. Quem quiser pode ficar 4 meses (mínimo aconselhável) ou continuar até quando julgar conveniente. O clima dos trabalhos será, como sempre, de honestidade, confiança e dedicação. Só assim poderá ocorrer a troca de experiências e – por que não? – a tessitura de agradáveis amizades literárias. Aliás, sempre fiz bons amigos/as no meu trabalho pedagógico literário. E vários dos grupos que trabalharam comigo acabaram dando continuidade por si mesmos, graças à mesma empatia. 

Os grupos Núcleo de Criação Literária serão pequenos o suficiente para permitir total participação, mas não tão minúsculos a ponto de inviabilizar a troca de experiências. O prazer literário dos encontros selará o compromisso de cada participante com a seriedade do seu fazer literário. Para tanto, conto com a máxima assiduidade e pontualidade possíveis.

 

Processo: o Núcleo manterá duas oficinas em andamento, com eventuais intervalos nas férias.

 

Horários: os dois grupos ocorrerão em dois horários alternativos, para atender as demandas:

- Grupo 1: quartas feiras, das 19,30 às 22,30 hs.

- Grupo 2: sábados, das 10 hs às 13 hs.

 

Preço: R$ 250,00 para cada módulo de 4 aulas, com 3 horas cada.

 

Início: 06 de outubro para as quartas feiras; 09 de outubro para os sábados.

 

Vagas: limitadas a 16 pessoas para cada grupo.

 

Local: a oficina ocorrerá no Centro de Cultura Social, rua General Jardim nº 253/sala 22 (a  três quadras do metrô República). Na mesma rua encontra-se a Aliança Francesa Centro, a Escola Paulista de Arquitetura, o Instituto Polis, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a Escola de Sociologia e Política.  A duas quadras estão o Teatro N.ex.t e a Matilha Cultural, um espaço para artistas independentes.

Para quem tem o saudável hábito de usar transporte público, o centro da cidade é farto em ônibus e metrô. Mas há também estacionamentos na região. O mais próximo fica a uma quadra, em frente à Aliança Francesa, e custa R$ 8,00 por até 6 horas, funcionando até as 23 hs.

 

Confirmação: mandar resposta diretamente para este e.mail.

Havendo dúvidas, favor me acessar neste e.mail.

Uma vez formados os grupos, serão bem vindas sugestões para detalhes de organização do Núcleo de Criação Literária.

 

Obrigado.

Com um abraço do

 

JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...