quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por sugestão do PT, Ceará decide controlar a mídia

Assembleia do Estado aprova criação de órgão que terá como atribuição fiscalizar e monitorar a imprensa local

Folha apurou que o governo federal irá estimular Estados a implementar propostas debatidas na Confecom

DE BRASÍLIA

Por sugestão do PT, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, por unanimidade, a criação de um Conselho Estadual de Comunicação Social que terá como atribuição "orientar", "fiscalizar", "monitorar" e "produzir relatórios" sobre a atividade da imprensa local "nas suas diversas modalidades".
O conselho segue várias das propostas restritivas à liberdade de imprensa aprovadas pela Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), realizada pelo governo federal no ano passado.
Folha apurou que, com dificuldades para implementar nacionalmente medidas que visam o controle da mídia, o governo federal irá estimular que os Estados o façam. Assim, com a discussão instalada, haveria ambiente mais favorável à proposição de lei federal.
O diretor da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Luiz Roberto Antonik, considerou que o conselho visa censurar o trabalho da imprensa e informou que a entidade estuda as medidas judiciais cabíveis.
Abert e ANJ (Associação Nacional de Jornais), além de outras entidades, não participaram da Confecom por considerar que o evento tinha como propósito justamente discutir medidas de controle da imprensa.
O Conselho de Comunicação no Ceará será vinculado à Casa Civil e terá entre suas funções observar e produzir, semestralmente, relatórios sobre a produção e programação das emissoras de rádio e televisão locais; orientar e fiscalizar as atividades dos órgãos de radiodifusão sonora ou de imagem; implementar políticas de capacitação dos cidadãos para leitura crítica dos meios de comunicação, entre outras.
Como a criação do conselho é uma iniciativa que cabe ao Executivo estadual, o projeto dá aval para que o governador reeleito do Estado, Cid Gomes (PSB), o implemente.
O líder do governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), foi um dos defensores da ideia. "Temos uma cultura de denuncismo. Isso não é culpa do profissional, mas dos donos das empresas de comunicação."

Posted via email from franciscoripo

"Carmen", de Bizet

METRÔ 

Estação Paraíso terá apresentação hoje da ópera "Carmen", de Bizet

DE SÃO PAULO - Quem passar hoje, às 11h, pela estação Paraíso do metrô vai encontrar um espaço bem diferente do habitual, montado para receber a ópera "Carmen", de Bizet. A apresentação faz parte do lançamento do Projeto Encontros, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Além de "Carmen", apresentações de companhias de teatro e de dança, e das bandas Cantilena Paulistana e Big Jazz Band Heartbreakers completam a programação cultural de hoje na estação.
A estrutura que abrigará o evento foi montada em uma área ampla que dá acesso à Linha 1 - azul e poderá receber também sessões de cinema.
O projeto funciona desde abril do ano passado, de forma experimental, na estação Santa Cecília, da linha 3 -vermelha. Agora será ampliado para mais 15 estações, em todas as linhas do sistema.
O objetivo é levar aos passageiros que circulam pelas estaçõs de metrô da capital paulista, programas culturais nem sempre acessíveis a todos.
"Carmen" será apresentada hoje com a mezzo soprano Luciana Bueno, acompanhada do pianista João Moreira Reis e do bailarino flamenco Ulisses Ruedas. O espetáculo tem a direção de Vera Barbosa.
A programação completa das apresentações do Projeto Encontros deve ser divulgada hoje pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...