segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ditadura militar brasileira

Programação especial relembra trajetória de Vladimir Herzog

Cultura, 20h50, livre. O "Jornal da Cultura" lembra hoje os 35 anos da morte do ex-diretor de jornalismo da emissora, ocorrida nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo, durante a ditadura militar brasileira.
A carreira de Vlado -como era conhecido- e o impacto da repercussão de sua morte no processo de redemocratização do país são abordados em depoimentos.
Entre os entrevistados estão o cineasta João Batista de Andrade, diretor do documentário "Vlado - 30 anos Depois", e o desembargador Márcio José de Moraes.
Amanhã, às 23h30, o canal ainda exibe o documentário "Vlado - 30 Anos Depois".

Posted via email from franciscoripo

Ciclistas comemoram um ano da ciclofaixa de lazer

FOCO 


Mastrangelo Reino/Folhapress
Usuários de ciclofaixa que liga os parques do Povo, do Ibirapuera e das Bicicletas 

RAPHAEL VELEDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

Uma pedalada na manhã de domingo -nublado, diga-se de passagem- marcou ontem um ano de funcionamento da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, que liga os parques do Povo, do Ibirapuera e das Bicicletas.
Sob uma garoa fina, cerca de mil ciclistas participaram da largada comemorativa, de acordo com organizadores do evento.
Quem desafiou o mau tempo ganhou camiseta, viu apresentações artísticas e desfrutou o passeio com outros amantes do esporte. O público foi bem variado.
Havia muitas crianças, como Marília, 4, que ainda não tirou as rodinhas auxiliares da bicicleta. "Para ela, pedalar só significa diversão", disse o pai, o bancário Roberto Alencar, 46. Adultos como ele estavam em busca de uma vida saudável. "Pedalo há dois anos e vi minha vida se transformar", disse.
A iniciativa da prefeitura já atraiu mais de 730 mil pessoas ao longo de seus 53 domingos, segundo o governo.
No percurso de 10 km e que fica aberto das 7h às 14h, 40 agentes da CET, além de monitores, trabalham no controle e na orientação de ciclistas e motoristas. Todos os domingos são usados 2.500 cones; 250 cavaletes; 80 banners e 50 rolos de fita para sinalizar a ciclofaixa.
O empresário Fernando, 44, e a médica Mônica, 37, viram no projeto uma forma de unir a família. "Há três meses compramos bicicletas para nós e para as crianças e começamos a vir quase todos os domingos", conta Fernando.
Ontem, eles levaram, além dos filhos Fernando, 9, e Eduardo, 5, a sobrinha Vitória, 10. "Com muita gente é bem difícil pedalar nos parques, que são muito lotados. A gente tentou e quase foi atropelado", disse Fernando

Posted via email from franciscoripo

Filme leva 10 mil ao Ibirapuera

Garoa, frio e grama úmida não espantaram paulistanos ontem 

ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO 

Com os edifícios de sua própria metrópole a servir de moldura para as imagens de Fritz Lang, os paulistanos acompanharam, na noite de ontem, a exibição de "Metrópolis" (1927), no Ibirapuera.
Nem a garoa que, antes do início do filme, deixou úmido o gramado, espantou as cerca de 10 mil pessoas que se reuniram para conhecer a cópia restaurada desse clássico do cinema mudo, que chegou ao Brasil acompanhada de orquestra ao vivo.
Dentro da programação da 34ª Mostra Internacional de Cinema, a parede externa do Auditório Ibirapuera foi transformada em tela.
Sob as imagens do mundo que começava a ficar veloz, tomado por máquinas e homens presos a relógios, a Orquestra Jazz Sinfônica, conduzida por João Mauricio Galindo, executou a música original de Gottfried Huppertz.
A vastidão do público não apenas não atrapalhou o desejado silêncio como parece ter devolvido, ao cinema, seu sentido de arte coletiva.
A experiência partilhada fez com que, a despeito da temperatura que caía sem parar, praticamente ninguém arredasse pé da sessão após o primeiro intervalo.
São Paulo foi a primeira cidade da América Latina a exibir essa cópia de "Metrópolis", com 25 minutos inéditos. A primeira exibição foi no Portão de Brandemburgo, em Berlim, em fevereiro.
Os paulistanos, para fazer jus ao biscoito fino, trouxeram até taças de vinho para o gramado do parque.

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...