CURSO DE EXTENSÃO
V Ciclo Temático de Cinema: Ciências Sociais em tela
Dentro das atividades do projeto de extensão "Cinema & Humanidades", desenvolvido junto ao Departamento de Ciências Sociais da UFPB, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC-UFPB), divulgamos a realização do V Ciclo Temático de Cinema: Ciências Sociais em tela.
Proposta: Neste curso de extensão, pretendemos dar continuidade ao debate das edições anteriores, com a dinâmica básica de exibição de uma lista de seis filmes, sempre sucedidos por palestras de professores de Ciências Sociais. A partir de aspectos tratados pelas películas exibidas, os palestrantes abordarão temáticas pertinentes à Antropologia, à Ciência Política e à Sociologia. Além das palestras, em cada encontro haverá um período para o debate com o público. O objetivo deste ciclo é desenvolver um espaço para uma reflexão acerca de temas relevantes às Ciências Humanas, particularmente às Ciências Sociais, tendo como base suas representações nos filmes selecionados.
PROGRAMAÇÃO:
10/10 (segunda-feira)
Filme: “Manderlay” (Lars Von Trier, 2005)
Palestrante: Prof. Gilvanildo Avelino
17/10 (segunda-feira)
Filme: “Um lugar chamado Brick Lane” (Sarah Gavron, 2007)
Palestrante: Profª Luciana Chianca
24/10 (segunda-feira)
Filme: “Chove sobre Santiago” (Helvio Soto, 1976)
Palestrante: Prof. Rodrigo Freire
27/10 (quinta-feira)
Filme: “Onde sonham as formigas verdes” (Werner Herzog, 1984)
Palestrante: Prof. Vancarder Sousa
31/10 (segunda-feira)
Filme: “Amnésia” (Christopher Nolan, 2000)
Palestrante: Prof. Aécio Amaral
03/11 (quinta-feira)
Filme: “Coisas belas e sujas” (Stephen Frears, 2002)
Palestrante: Profª Ednalva Neves
LOCAL: Auditório 412 do CCHLA/UFPB
HORÁRIO: 14:00
A participação neste curso é gratuita e aberta ao público, sendo conferido certificado de extensão de 18hs àqueles que cumprirem o mínimo de 75% de frequência aos encontros. As inscrições encontram-se abertas e podem ser realizadas via e-mail (cinemaehumanidades@yahoo.com.br) ou no local durante o evento.
Atenciosamente,
Samir Perrone de Miranda
Coordenador do Projeto