sexta-feira, 5 de novembro de 2010

GOVERNAMENTALIDADE E ANARQUELOGIA EM MICHEL FOUCAULT

REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS SOCIAIS. RBCS VOL. 25 N. 74 OUTUBRO, 2010.
ISSN 0102-6909
NILDO AVELINO

"Por que acreditamos no governo?  Do que procede, na sociedade humana, essa ideia de autoridade, de poder; essa ficcao  de uma pessoa superior, chamada Estado? Como se produz essa ficcao? Como se desenvolve? Qual e sua evoluçao, sua economia?  [...] Nao seria [o governo] uma daquelas concepcoes primevas de nosso entendimento?" ( Proudhon, p. 15).

Em suma, de onde provem a predisposicao mental que fez com que "as revolucoes mais liberadoras e as efervescencias de liberdade terminassem constantemente com um ato de fe e de submissao ao poder?"(Proudhon, 1979, p. 87). Provem da forca de uma ideia: o principio de autoridade. Essa resposta valeu a Proudhon o epiteto de idealista e metafisico. Nao obstante, dedicou uma parte substancial da sua obra para demonstrar a força de impulsao do principio de autoridade no exercicio do governo.

Sabado 11/06 - 16h

Foucault  e a potencia da retorica, com Nildo Avelino


Rua General Jardim, 253 sala 22
São Paulo

Michel Foucault

Nenhum poder existe por si! Nenhum poder, qualquer que seja, é evidente ou inevitável! Qualquer poder, consequentemente, não merece ser aceito no jogo! Não existe legitimidade intrínseca do poder! E a partir dessa posição, a démarche consiste em perguntar-se o que, a partir disso, é feito do sujeito e das relações de conhecimento no momento em que nenhum poder é fundado no direito nem na necessidade; no momento em que qualquer poder jamais repousa a não ser sobre a contingência e a fragilidade de uma história; no momento em que o contrato social é um blefe e a sociedade civil um conto para crianças; no momento em que não existe nenhum direito universal. §§§ Brochura com 130 páginas, no formato 14x21cm.do Governo dos Vivos...

Posted via email from franciscoripo

divulgação

Coletivo Mundo Ácrata

convida todos a participarem de seu

I CURSO LIVRE DE ANARQUISMO

*#*

O objetivo do curso é a discussão conjunta dos pensamentos, conceitos e práticas anarquistas “básicos”, partindo de seus “clássicos”. Convidamos todos aqueles que se interessem pelo tema, mesmo que não tenham qualquer estudo ou contato anterior com o anarquismo.

Não é necessária inscrição prévia ou qualquer tipo de pagamento. Ao fim de cada módulo temático, haverá emissão de certificado.

INFORMAÇÕES DO PRIMEIRO MÓDULO:

PIERRE-JOSEPH PROUDHON

Datas:

●1° Encotro: 06/11: (Texto base: Capítulo V de “O que é a propriedade?”

●2° Encontro: 20/11 (Texto base: Capítulos VI ao XI de “Do princípio Federativo”)

●3° Encontro: 04/12 (Texto base: Capítulos I e III de “Sistemas de contradições econômicas ou Filosofia da miséria”)

●4° Encontro: 11/12 (Texto base: Excerto do Capítulo II de “Miséria da filosofia”)


→ Todos os encontros serão realizados aos sábados, 14:00 h, Sala (1H235)

Uberlândia-Minas Gerais

UFU-Campus Santa Mônica.

Fonte: http://wwwacrata.blogspot.com

Postado por O HOMEM REVOLTADO às 00:
 

eu me revolto,logo existo 

          visite-nos:            

http://ohomemrevoltado.blogspot.com/


 

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...