sábado, 27 de novembro de 2010

Claudia Wonder, ícone gay, morre aos 55 em São Paulo

SÉRGIO RIPARDO
EDITOR-ASSISTENTE DA LIVRARIA DA FOLHA 

A cantora, compositora e atriz Claudia Wonder, um dos principais ícones da cultura e militância GLS do país, morreu ontem aos 55 anos, após quase dois meses internada no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, na Vila Mariana (zona sul).
A artista escreveu "Olhares de Claudia Wonder - Crônicas e Outras Histórias", um dos raros livros de transgêneros assumidos no Brasil.
O grupo editorial Summus, sua editora, divulgou que Claudia foi "vítima de uma infecção pelo fungo Cryptococcus neoformans, encontrado principalmente nas fezes de pombos".
Seu nome de batismo era Marco Antonio Abrão. Ela começou fazendo shows em boates e no teatro. Também atuou em filmes. Nos anos 80, escreveu letras de música e participou de duas bandas.
No final daquela década, foi morar na Europa, onde ficou 11 anos. De volta, lançou discos, passou a escrever na mídia especializada e se dedicou à militância gay.
Em 2001, foi homenageada como abre-alas da Parada do Orgulho Gay de SP. Em 2009, o cineasta Dácio Pinheiro produziu o documentário "Meu Amigo Claudia".

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...