segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estudantes da USP debaterão drogas em 'semana do baseado'

Evento discutirá legalização e terá noite de fumo coletivo com orégano, "para efeitos jurídicos"

DE SÃO PAULO

Alunos da USP (Universidade de São Paulo) promovem, de hoje a sexta-feira, a "Semana de Barba, Bigode e Baseado". A organização é de alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

O objetivo é discutir a proibição do uso de drogas ilícitas com debates, palestras e exibição de vídeos.

"Porque droga não é demônio. Porque o que está em pauta é a autonomia sobre o próprio corpo e a liberdade de escolha", diz trecho da descrição do convite do evento, feito via Facebook.

Amanhã ocorrerá uma noite do fumo coletivo, que, "para efeitos jurídicos", será feita com "apenas orégano, substância lícita", segundo o texto do convite.

Alguns professores da USP participarão da semana como palestrantes.

Uma festa de arrecadação de fundos para a Marcha da Maconha -movimento que defende a legalização da droga no Brasil-, na sexta-feira, encerra a semana.

As atividades (incluindo a festa) acontecerão, sempre à noite, no espaço verde, uma sala da FFLCH.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da USP afirmou que a reitoria não vai se manifestar sobre o assunto.

ASSUNTO POLÊMICO

O tema é polêmico na universidade. Em novembro, alunos invadiram a reitoria após um confronto entre estudantes e policiais militares.

A briga ocorreu após a PM deter três alunos com maconha dentro de um carro, no campus.

Eles foram levados à delegacia e liberados em seguida. Os estudantes, no entanto, passaram a protestar pela saída da PM do campus.

Logo após os eventos, alunos da universidade fundaram o Fuma (Frente Uspiana de Mobilização Antiproibicionista), movimento que participa da organização da "semana do baseado".

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...