sexta-feira, 8 de julho de 2011

cinema

CRÍTICA DOCUMENTÁRIO 

Filme resgata a ainda obscura arte de Itamar Assumpção

MORRIS KACHANI
DE SÃO PAULO 

"Daquele Instante em Diante" é uma oportunidade e tanto para entrar em contato com a música e o jeito de ser de Itamar Assumpção (1949-2003), artista inquieto e multifacetado, cuja obra nunca teve um reconhecimento à altura. 
O filme percorre a trajetória desde os anos da vanguarda paulista, na década de 80, até sua morte, aos 53. Compositor, poeta, intérprete performático, Itamar gravou discos considerados históricos, como "Beleléu" e "Sampa Midnight", e foi parceiro dos artistas Paulo Leminski (1944-1989), Alice Ruiz e Arrigo Barnabé. 
Construiu um estilo musical único. Em Itamar, há ecos de Frank Zappa (1940-1993), James Brown (1933-2006), Bob Marley (1945-1981), Miles Davis (1926-1991), rap, suingue, música atonal. 
O diretor Rogério Velloso se debruçou sobre mais de 160 horas de filmagens e gravações, garimpadas em acervos e arquivos particulares. E conversou com quem conviveu e trabalhou com Itamar. 
Os entrevistados são unânimes ao lembrar da força das performances ao vivo. 
"Cada show era uma guerra", lembra o músico Luiz Tatit. "Ele nunca deixava a peteca cair", completa o guitarrista Luiz Chagas. Com uma indumentária singular que lembra abadás africanos e óculos escuros com as armações mais extravagantes, Itamar fazia de tudo um pouco -música, teatro, dança. A questão trazida pelo filme, que sempre permeou a vida de Itamar, é o pouco reconhecimento recebido pelo enorme talento que tinha. 
Ele viveu duro e nunca soube conduzir sua carreira comercialmente. Os amigos falam em uma personalidade "agridoce", avessa a concessões. "O sucesso batia à sua porta mas ele não abria", lembra o parceiro Paulo Le Petit. "É o ônus da independência", dizia o próprio. 
Alice Ruiz vai mais longe: "Era difícil ser Itamar Assumpção". Mas era uma delícia assisti-lo. E "Daquele Instante em Diante" vale quase um show de Itamar. 

DAQUELE INSTANTE EM DIANTE 

DIREÇÃO Rogério Velloso 
PRODUÇÃO Brasil, 2011 
ONDE exibição gratuita nos cines Espaço Unibanco Augusta, Pompeia e Frei Caneca Unibanco Arteplex 
CLASSIFICAÇÃO 12 anos 
AVALIAÇÃO ótimo 

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...