De: Rita Quadros <ritacerquadros@gmail.com>
Data: 29 de dezembro de 2010 11:33
Assunto: Fwd: Fw: Mulher perde guarda do filho por trabalhar no Teatro Oficina, classificado como “pornográfico”
Para: Francisco Ripo <franciscoripo@gmail.com>
Voce sabia disso? Pelas Deusas, o facismo avança à galope!
De: Rachel Moreno - Observatório da Mulher <moreno@postbox.com.br>
Data: 29 de dezembro de 2010 10:46
Assunto: Fw: Mulher perde guarda do filho por trabalhar no Teatro Oficina, classificado como “pornográfico”
Para: redemulheremidia@googlegroups.com
Cc: haidij <haidij@uol.com.br>
As entidades abaixo-assinadas pedem as suas providências, no sentido de garantir à Elaine Cesar, diretora da criação virtual da CIA OFICINA UZYNA UZONA, a devolução da guarda de seu filho.
Mulher perde guarda do filho por trabalhar no Teatro Oficina, classificado como “pornográfico”
17 dez 2010
'As Dionísicas' estreia hoje, com uma dedicatória a Elaine César.
Uma carta de José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, notável criador do Teatro Oficina e artista premiado nacionalmente internacionalmente, denuncia que a diretora de vídeo do grupo, Elaine César, perdeu a guarda do filho, acusada de participar de um “teatro pornográfico”.
Uma fonte afirmou que o ato foi tão violento que ela foi parar na UTI, a poucos dias da estreia da peça “As Dionísicas”. A peça estreia hoje, com umadedicatória a Elaine.
“Casos violentos como este só se comparam à censura durante o regime militar e mostram que os juízes e os procedimentos das Varas de Infância são da idade média”, afirmou a fonte.
José Celso Martinez denuncia, em um dos trechos: “Porque um ex-marido ciumento, totalmente perturbado, teve acolhidos por autoridades da Vara da Família, para esta praticar uma ação absolutamente anti-democrática, para não dizer nazista, todos seus pedidos mais absurdos de ex-marido ególatra, doente, de arrancar o filho do convívio da Mãe, acusando Elaine de trabalhar num “Teatro Pornográfico” e para lá levar o filho: o Teatro Oficina. Fez oficiais de justiça sequestrarem os HD’s deste Teatro, com um texto de uma obscenidade rara, para procurar cenas de pedofilia e práticas obscenas que Elaine e seu atual marido, o ator Fred Stefen, do Teatro Oficina, teriam cometido com o filho de Elaine, o menino Theo.”
Leia abaixo carta do autor sobre o caso e, em seguida, cartas de Zé Celso ao desembargador responsável pelo caso.
* * *
PELOS DIREITOS HUMANOS DE ELAINE CESAR, SEU FILHO E O TEATRO OFICINA
14/12/2010
AS DIONIZÍACAS DE 17 a 20 no TEATRO DE ESTÁDIO do ex-ESTACIONAMENTO do BAÚ da FELICIDADE serão dedicadas à luta pelos DIREITOS HUMANOS DE ELAINE CESAR E À LIBERDADE ARTÍSTICA VIOLADA PELA VARA DE FAMÍLIA DE SÃO PAULO
São 06:16. Acordei, apesar de estar exausto por excesso de trabalho pelos trabalhos de realizar meu maior desejo em 30 anos, de apresentar a partir de 6ª feira as DIONIZÍACAS no Teatro de Estádio que levantamos no Ex-Estacionamento do Baú da Felicidade mas não consigo dormir porque não estou mais suportando a ENORME INJUSTIÇA que a SOCIEDADE BRASILEIRA está cometendo com ELAINE CESAR, que neste momento está na UTI, correndo risco de vida.
Este caso não é diferente do de Sakineh no Irã, do de Lu Xiaobo na China e de Assange na Inglaterra. Vim pro computador porque até agora não conseguí fazer chegar nossas vozes de defesa aos DIREITOS HUMANOS desta Mãe Artista, Diretora de Video do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que na semana passada, perdeu em duas jogadas:
1º, a guarda de seu filho THEO, de 3 anos de idade.
2º, seus instrumentos de trabalho confiscados, seus HD’s, que também são do Oficina, com todo material gravado de pelo menos 30 anos de Oficina Uzyna Uzona, e de outros trabalhos seus, e de artistas como Tadeu Jungle.
É um atentado à liberdade de produção artística, um sequestro só comparável à invasão do CCC em 1968 a “Roda Viva”.
E agora esta mulher está incapacitada de estar à frente do trabalho que adora, de comandar a direção de Video e das filmagens das Dionizíacas esta semana, e tem de ver a sociedade, a Mídia sempre tão escandalosa, impassível com este fato.
Porque tudo isso ?
Porque um ex-marido ciumento, totalmente perturbado, teve acolhidos por autoridades da Vara da Família, para esta praticar uma ação absolutamente anti-democrática, para não dizer nazista, todos seus pedidos mais absurdos de ex-marido ególatra, doente, de arrancar o filho do convívio da Mãe, acusando Elaine de trabalhar num “Teatro Pornográfico” e para lá levar o filho: o Teatro Oficina. Fez oficiais de justiça sequestrarem os HD’s deste Teatro, com um texto de uma obscenidade rara, para procurar cenas de pedofilia e práticas obscenas que Elaine e seu atual marido, o ator Fred Stefen, do Teatro Oficina, teriam cometido com o filho de Elaine, o menino Theo.
Quase todas as 90 pessoas que trabalham na Associação Oficina Uzyna Uzona têm se manifestado por escrito, pois tiveram contato permanente com Theo, Elaine e Fred dentro do teatro e fora dele e não se conformam com a falta de eco de seus protestos.
Porque tudo isso ?
A revolução cultural da liberdade que uma grande parte dos seres humanos vem conquistando determina uma reação absolutamente inquisitorial, fascista, como é o caso dos homofóbicos da Av. Paulista e no caso, não do Estado Brasileiro, mas da própria Sociedade Reacionária incorformada, querendo novamente impor censura à Arte, aos costumes, e pior à vida dos que escolheram viver livremente o Amor.
E é incrível aqui, a liberdade de imprensa tão fervorosa em escândalos moralistas, se cala totalmente diante de um atentado a dois seres humanos, Elaine, a Mãe, e Theo seu filho, e a um teatro de 52 anos como o Oficina, e não toca no assunto, como se fosse o Partido Comunista Chinês, os Republicanos dos EEUU e os fundamentalistas islâmicos do Irã.
Tenho feito inúmeras reportagens sobre as DIONIZÍACAS, e falado no assunto, mas a divisão ainda tayloriana de trabalho impede que os jornalistas levem a sério o que estou dizendo, por não estar no limite das matérias que estão fazendo comigo.
Enquanto isso uma mulher, ELAINE CESAR, praticamente corre risco de vida na UTI e o Teatro Oficina censurado estreia as DIONIZÍACAS tendo por exemplo de fazer sua propaganda para a TV com material ainda filmadas no edifício do Teatro Oficina, pois as imagens do Teatro de Estádio erguido pelo Brasil em 2010 estão sequestradas pela Vara da Família.
O moralismo desta instiuição, que parece odiar os Artistas como criminosos, dá proteção a um macho ciumento, invejoso, doente, mordido de ciúmes, que está tendo delírios sexuais, projetando em ações discricionárias como as que tem praticado, e pior com apoio da injustiça.
Fazendo um ensaio corrido de BACANTES, que conta a história de Dionisios e da luta de seu adversário moralista, que quer impedir o culto do Teatro em sua cidade, percebi o óbvio. Tudo que Penteu acusa nas BACANTES e em DIONISIOS é projeção de coisas que seu ciúme provocou em sua cabeça.
Elaine, muito tempo depois que se separou deste ex-marido, teve o privilégio de encontrar um novo amor no ator Fred, que é homem muito bonito e muito livre. O macho, ex-Hare Krishna, ciumento, invejoso, então endoidou e começou a imaginar em sua cabeça cenas de pedofilia, sexo de Elaine e de seu novo maravilhoso amor com seu filho, repressão ao TEATRO OFICINA. Elementar, Freud diria.
Os desejos de pedofilia, até de pederastia em relação ao atual marido de Elaine estão nele. Por isso o menino de 3 anos Theo, corre perigo nas mãos deste irreponsável. Uma tia procuradora aposentada, de Brasília, rica, e um deputado devem estar auxiliando o rapaz com seus contatos reacionários aqui na Vara de Família.
Nem sei os nomes das pessoas porque os autos não estão na minha mão. Elaine não tem pai nem mãe, estão mortos. Fred está sem dormir há dias, agora preocupado acima de tudo com a sobrevivência de Elaine. Segunda feira havia uma audiência com o Juiz de família, para copiarmos o absurdo de mais de 400 horas de vídeo dos HD’s. Nenhum de nós nem pôde aparecer, pois estávamos preocupados com a vida de Elaine, hospitalizada na UTI. Fred doi buscá-la no aereoporto, onde voltava de Brasília, para onde tinha ido ver o filho, sob a vigilância de uma babá contratada pela tia. Na despedida Theo o menino chorava, querendo voltar para os braços da mãe em São Paulo, segundo relato de Elaine, que do aeroporto, passando muito mal, teve de ser hospitalizada, e em estado grave o hospital resolveu colocá-la na UTI.
Não sei o que fazer para acordar a mídia, esta Justiça Injusta que, querendo defender a Família, destreoi a vida de uma Mãe, de uma Criança e atormenta todo nosso trabalho maravilhoso neste momento vitorioso do Oficina Uzyna Uzona. Este “taylorismo”, (divisão de trabalho e competências do século 19) da vida contemporânea, esta insensibilidade aos direitos humanos que me é revelada agora neste momento, me faz dedicar as DIONIZÍACAS á todos que lutaram em 30 anos por este momento, mas sobretudo a ELAINE CESAR E THEO.
Que esse filho volte imediatamente para os braços da MÃE antes que aconteça o PIOR.
E que o material apreendido retorne imediatamente ao Oficina Uzyna Uzona.
É uma Obra de Arte sequestrada em nome de uma atitude mesquinha provocada pelo Ciúme de um Ególatra, de uma Justiça cega e de uma Sociedade, Mídia, conivente como a de São Paulo.
Por favor acordem os trabalhadores da difusão do que acontece de bom e de mau no Mundo e revelem isso a todos. Peço a todos, seja quem for, que façam esse favor de amor aos direitos humanos e batam seus tambores.
Me dirijo especialmente a Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire. Médica, Professora da UFRJ, Nilcéa ocupa o Ministério há quase 8 anos. Tem feito um excelente trabalho. O endereço da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República é: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Edifício Sede, 2º andar – Brasília/DF. CEP: 70047-900. Fones: (61) 2104 – 9377 e 2104 – 9381. Faxes: (61) 2104 – 9362 e 2104 – 0355.
A OTAVIO FRIAS, na FOLHA, aos diretores do ESTADÃO, do GLOBO, das TV’S, Rádios, que apurem os fatos. Nós estamos envolvidos nos trabalhos de estrear dia 17 as DIONIZÍACAS, um marco na história do TEATRO MUNDIAL, e nos sentimos impotentes diante da gravidade do assunto, de uma VIDA HUMANA CORRENDO O RISCO, POR SEUS SENTIMENTOS DE DIREITOS HUMANOS TEREM SIDO AGREDIDOS.
Colaborem conosco, estamos sobrecarregados dos trabalhos das DIONIZÍACAS, mas não podemos parar pois é a ARTE somente que temos para dar Vida a Elaine nestes dias.
José Celso Martinez Corrêa
14 de dezembro de 2010, 07:40
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MULTIDÃO! JUSTIÇA E ADORAÇÃO!
Cartas de Zé Celso ao desembargador responsável pelo caso
10/12/2010
Eu, José Celso Martinez Corrêa, advogado, e sobretudo, se humano entregue inteiramente à Paixão ao Teatro, 73 anos, identidade 1986056-0 SSPSP, CPF 059.314.428-71, residente à Rua Achiles Masetti 138, ap 63 – CEP 04006-020, diretor teatral há 52 anos do Teatro Oficina tombado pelo IPHAN, como PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DO BRASIL, situado na Rua Jaceguay 520, CEP 01315-010 São Paulo, Bixiga, venho através deste documento, reivindicar a devolução imediata de todo material de vídeo, apreendido na tarde de hoje, dia 9 de dezembro de 2010, na residência da diretora de vídeo do Teatro Oficina. Houve no caso um “embargo de terceiros em que o Teatro Oficina é o senhor possuidor dos bens apreendidos”. Mas nem vou requerer a esta medida, pois sou advogado e conheço a morosidade da justiça. Em nossos tempos como artista tenho de testemunhar publicamente esta injustiça. E a Multidão que quer ver as DIONIZÍACAS fará JUSTIÇA com ADORAÇÃO.
Este material não tem caráter privado, pertence ao Teatro Oficina, mais especificamente à Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona. No apartamento da diretora de Vídeo do Teatro, tem seu Estúdio onde, em equipe, montavam as partituras Ggavadas para as peças, inclusive as que estão sendo ensaiadas, divulgadas, e que serão apresentadas para o público do dia 17 ao dia 20 de Dezembro, no entorno do Teatro Oficina. No Ex Estacionamento do Baú da Felicidade.
Assim há peças de publicidade que estão sendo realizadas para serem divulgadas na Internet, na Televisão, no Site do Teatro, para este evento.
Os HDs, câmeras, todo material apreendido por oficiais de Justiça, estão em pleno uso, para a preparação na Estrutura de Teatro de Estádio no entorno do Teatro, da apresentação de “AS DIONIZÍACAS”: 4 peças de Teatro Total Multimídia em que grande parte deste material apreendido constitui a Partitura Visual da Encenação.
E desde já este material é utilizado nos ensaios diários destas peças realizadas no Teatro Oficina esta semana e na que vem, na Estrutura já montadas do Teatro de Estádio de São Paulo.
AS DIONIZÍACAS foram apresentadas em 7 capitais do Brasil, em estruturas para 2.000 pessoas, em bairros populares como é o BIXIGA, para onde se dirigia também a elite das capitais para juntamente com o povo do local participarem deste grande evento, dado de graça à população em troca de 1 kilo de alimento não perecível. O evento é patrocinado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA DO BRASIL.
Em São Paulo, acontecerão as últimas DIONIZÍACAS e o evento reveste-se de uma característica especial, vem comemorar o término de uma luta de 30 anos entre a Cultura, a defesa do Crescimento do Bairro do Bixiga, o TEATRO OFICINA X GRUPO SILVIO SANTOS.
Como gesto de Paz, Sílvio Santos pessoalmente nos emprestou o espaço, num acordo de cavalheiros. Assim vamos mostrar para as multidões, que estarão presentes os espetáculos, que serão também assistidos nas suas transmissões diretas via internet.
Há 30 anos lutamos para a complementação de um Projeto Urbano de uma das maiores “arquitetos” do século XX, Lina Bo Bardi: a realização do “AnhangaBaú da Feliz Cidade”: um Complexo Cultural, que envolve a construção de um “Teatro de Estádio” definitivo. Uma “Universidade Popular”, a trazida do Verde para o Bixiga, que chamamos “Oficina de Florestas”.
A relatora do Tombamento do Teatro Oficina pelo IPHAN, Jurema Machado, conselheira do órgão e também da UNESCO, recomendou neste documento a compra ou desapropriação do entorno do Oficina para a realização deste Projeto.
Negociações já foram iniciadas pelo Ministro da Cultura com o Grupo Silvio Santos para se chegar a Compra ou Desapropriação do entorno para a finalidade de Construção desta Grande Obra Urbanística que fará o BIXIGA retornar aos seus dias de Centro Popular e Cosmopolita de São Paulo.
O acontecimento das DIONIZIACAS em São Paulo em terreno em que será completado o Projeto de Lina Bo Bardi, é portanto de caráter Histórico e está tendo uma repercussão enorme na Mídia. Não pode portanto ser obstado neste momento por uma questão de ordem privada, pois seu caráter de Arte Pública é evidente.
Acresce que foi apreendido um HD que foi batizado pela Diretora de Vídeo do Oficina de “ETHERNIDADE” com material de todos os 50 anos passados do Teatro Oficina, que em parte foi apresentado em 2009, na Exposição no ITAÚ CULTURAL DA PAULISTA com o nome de “OCUPAÇÃO ZÉ CELSO”. Se este material sofre uma avaria, se perde toda a memória desta importantíssima história do Teatro Brasileiro e Mundial, o que pode vir a se constituir num Crime.
PRECISAMOS DA DEVOLUÇÃOO IMEDIATA DESTE MATERIAL PARA OS ENSAIOS GERAIS TÉCNICOS DAS 4 PEÇAS Q JÁ ESTAMOS FAZENDO, PREPARANDO-NOS PARA A RECEPÇÃO DO PÚBLICO DO DIA 17 AO DIA 20.
Esse material faz parte das peças com 90 atuadores.
Trabalhamos com Teatro de Estádio Multimídia e estas imagens são como textos iconográficos da ação cênica. Considero este fato uma grave violência à Cultura, a Arte, especificamente ao Teatro. Que seja devolvido imediatamente para evitar um prejuízo enorme à cia e que desde já fere meu coração como a agressão em 1968 à peça “RODA VIVA” de Chico Buarque de Holanda, realizada pelo CCC.
A repercussão nacional e mundial desta agressão determinará um capítulo escabroso da história da justiça brasileira.
Nestes HD’s está também um filme que Elaine Cesar faz sobre minha pessoa, juntamente com Tadeu Jungle diretor da conceituadíssima Produtora “Academia de Filmes“, produzido pelo ITAÚ CULTURAL.
Por estas razões que além do prejuízo mais que financeiro, impede-nos de realizar o que está contratado com o MINC, com a população de São Paulo, de todos amantes da Cultura do Teatro no Mundo, pedimos deferimento imediato.
É um atentado à Cultura, vindo de uma ação impregnada de machismo de um E ex-marido ciumento.
Uma Novela diante do trabalho seríssimo deste retorno à época mais esplendorosa do Teatro Mundial, a Tragédia Grega, que reinventamos com nossas Óperas de Carnaval da TragyComédiOrgya.
Que retorne para as mãos o material intensamente Cultural apreendido ao seu possuidor: O Teatro Oficina
Não consigo nem pensar em prejuízo econômico por tal apreensão, pois não concebo não serem encenadas, nas datas marcadas, com as imagens necessárias, as DIONIZÍACAS.
Elas serão realizadas e vamos botar a boca no mundo para que tal aconteça.
São Paulo, 9 de dezembro de 2010
José Celso Martinez Corrêa
diretor há 52 anos do Teatro Oficina
JUSTIÇA JUSTA DE XANGÔ
SEJA FEITA
JUSTIÇA E ADORAÇÃO!
ILUSTRE DESEMBARGADOR LUIZ ANTONIO COSTA,
Eu José Celso Martinez Corrêa, Identidade 1986 056-0 CPF- 059 314-428 -71 domiciliado na Rua Achiles Mazetti 138,ap 63, CEP-04006-020 tendo como local de Trabalho o Teatro Oficina, na Rua Jaceguay 520 no Bairro do Bixiga,venho através deste documento, pedir JUSTIÇA e ADORAÇÃO AOS ARTISTAS BRASILEIROS QUE PENSAM DIFERENTEMENTE DE VOSSA EXCIA, pois estamos em plena vigência de uma DEMOCRACÍA E SOBRETUDO PEDIR QUE DEVOLVA PARA OS CUIDADOS DESTA MARAVILHOSA MÃE EXTREMAMENTE CULTA SEU FILHO THEO.QUANDO ESCREVO CULTA , refiro-me a esta palavra como a do saber viver a vida, cuidar dela,como da INFRA ESTRUTURA DA VIDA. Sou Artista e Advogado,participei da fundação , crescimento do Teatro Oficina na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1958. Me formei e dediquei –me até hoje 52 anos á esta profissão –religião, minha PAIXÃO :O TEATRO.
Mas muitas vezes como agora, tenho praticado mais que o Direito a Justiça, que aprendi na Faculdade, para defender o Teatro Brasileiro e a vida das pessoas com quem tenho o previlégio de criar, trabalhar.
Elaine Cesar faz parte desta Companhia de Criação Coletiva que trabalha sobretudo a da Arte de Amar, no TEATRO OFICINA.Sou o remanescente dos que criaram essa Cia, e hoje dirijo a Cia.Oficina Uzyna Uzona ,com 90 Artistas Multimídia de todas as idades: Atores, Atrizes, Dançarinos,Poetas, Escritores, Músicos,Contra-Regras, Maquinistas, Produtores, Crianças do Movimento BIXIGÃO- um trabalho Social da Maior relevância, que tem recebido Artistas vindos da condição de Sem Teto, Crianças de Rua, hoje artistas talentosos, encaminhados para a vida profissional digna, viajados, conhecedores do Brasil nas excursões q fazemos e do Mundo .
Temos a Glória ter recebido da Revolução Digital, este presente, a GRANDE ARTISTA CRIADORA CYBER ,ELAINE CESAR .Como ela grandes Artistas Cibernéticos conseguiram que nossas obras fossem imortalizadas no Cinema, no DVD, nas transmissões diretas dos nossos “Espetáculos-Ritos Culturais” pela Internet.Melhor que fossem transmitidas a muito mais pessoas do que as milhares que vem nos ver diretamente nos TEATROS.
Conheci ELAINE CESAR quando TADEU JUNGLE, um os mais talentosos CYBER ARTISTAS brasileiros, veio filmar nossos primeiros DVDs Profissionais em 2001, hoje distribuídos pela conceituada distribuidora TRAMA.
Justamente hoje, 2 de dezembro de 2010, o livro , “OS SERTÕES” de Euclides da Cunha faz 108 anos que foi editado e vai ser entregue ao Publico do Mundo e do Brasil neste fim de Ano em forma de DVD e FILME. ELAINE é Diretora de “A LUTA I” e desde então passou a ser a DIRETORA DE TODA CRIAÇÃO VIRTUAL DA CIA OFICINA UZYNA UZONA.
Participou da uma excursão gloriosa da esta CIA,.por Sete Capitais do BRASIL, com as DIONIZÍACAS, patrocinadas pelo MINISTÉRIO DA CULTURA ,onde foi criando uma Vida Virtual cada vez mais Intensa, para 4 pecas Consagradas do Teatro Mundial:TANIKO-um Nô Japonês, feito especialmente para as crianças de todas as idades, “ESTRÊLA BRAZYLEIRA A VAGAR CACILDA !! “peça sobre CACILDA BECKER aos vinte anos de idade, a maior Atriz brasileira de todos os tempos, que também passou pelos sofrimento que ELAINE CESAR passa hoje,mas vou escrever sobre isto daqui a pouco.Mas continuemos .Fez as duas Obras Primas fundadoras da Cultura Grega e Ocidental ”BACANTES” Tragédia Clássica de Eurípedes sobre a vida do deus do Teatro DIONISIOS e “O BANQUETE” de PLATÃO.
Nessas Viagens no apresentamos em Estruturas de TEATRO DE ESTÁDIO, onde ELAINE conseguiu LEDS para que as atuações dos jogadores artistas chegassem á toda Multidão como no Futebol.Nossas apresentações s eram feitas em Bairros Populares onde a Elite das Capitais vinha de carro misturar-se ao Povo para ver nossos espetáculos. Os Ingressos eram gratuitos.
Foi um trabalho de Cultura-Educação exemplar para milhares de brasileiros .Seu efeito foi multiplicado porque os espetáculos eram transmitidos pela Internet ao vivo.
A chamada AGRAVADA é antes de tudo uma ARTISTA BRASILEIRA EXTRAORDINÁRIA , das mais criativas neste UNIVERSO NOVO que é a contribuição da TECNOLOGIA CYBER para um TEATRO DE MULTIDÕES . É uma Heroína, uma Precursora, um Gigante de ARTISTA e mais ainda, de MÃE! Traz com ela as tradições mais Arcaicas e Belas vindas da Antiguidade, do Circo, das mulheres Indígenas do Brasil , da America Latina, do Mundo ,que Trabalham levando seus filhos em seu Corpo. Filha das tradições do próprio Teatro Brasileiro, que não tinha antes a possibilidade de permanecer muitos dias em temporadas grandes nas Capitais como agora e tinham de Mambembar.,com todas as famílias que criavam suas Cias. AConstituição Brasileira, tem uma lei de permite aos filhos de Artistas de Circo cursar escolas nas cidades onde as Cias de suas Mães e Pais , chegam. Procópio Ferreira, o Grande Ator Mítico do Brasil, apresentou sua filha Bibi Ferreira com 4 meses numa peça. Bibi criada no ambiente cultural de arte e amor nômade das Coxias do Teatro Mambembe Brasileiro, sempre Viajante para os mais distantes do Brasil. Levando sempre Cultura, atitude artística e criadora diante da Vida até para povoados . Foi descriminada adulta por um Colégio que tinha preconceito com Atrizes.Mas lutou, venceu e conseguiu estudar nas melhores escolas do Brasil e da Inglaterra.
DESEMBARGADOR LUIS ANTONIO, se precisa de informações TÉCNICAS, vá buscá-las com BIBI FERREIREA, A MAIOR ATRIZ VIVA BRASILEIRA .Ela cultua a educação fantástica que a vida na Cia. de seu famoso Pai lhe proporcionou.
Nas cias de Teatro, todos cuidamos dos filhos uns dos outros ,como se fossem nossos, numa solidariedade que vai mais alem da dos primeiros anos do cristianismo.É a solidarienadade não na Dor, mas na Alegria que a Vida de Artista proporciona.
Vá buscá-las junto á MARÍLIA PERA nascida também nas coxias do Teatro e criada Mambembando. Vá buscar junto á JULIA LEMERTZ que fazia a RAINHA GERTRUDES em HAM-LET em 1993 com minha Direção e atuação como seu Marido, o Rei Hamlet pai de HAM-LET,no Teatro Oficina .JULIA deixava a menina LUIZA LEMERTZ que hoje é uma das Grandes Atrizes do Oficina Uzyna Uzona, ,dormindo nos CAMARINS , no chão, na manta de veludo da RAINHA DE SHAKESPEARE PARA FAZER SUAS CENAS. Vá buscar junto á CIBELE FORJAZ, uma da MAIORES ILUMINADORAS E DIRETORAS DE TEATRO DO BRASIL , que levava seu filho JORGE ainda bebê nas costas num “saco-ventre” como as Índias ,para iluminar os nossos espetaculos dos anos 90.JORGE cresceu conosco , participando de nossa “Vida de Artista”.Tão difamada, mas como cantamos em Cacilda : “NÃO HÁ MELHOR Q EXISTA”Hoje é um menino absolutamente sadio,física, mentalmente.Um Intelctual aos 13 ou 14 anos não sei exatamente, é um grande leitor da melhor literatura mundial!
Me escandalisa como pessoa criado na Vida de Artista como no BRASIL , onde a democracia trouxe o fim da Censura Teatral, assim como V EXCIA escandalisa-se com o Teatro que fazemos , nós Artistas nos ESCANDALIZAMOS que o Senhor queira CENSURAR O TEATRO BRASILEIRO ATUAL,proibindo que os FILHOS DOS ARTISTAS, participem da VIDA CULTURAL, SAGRADA, das MÃES ARTISTA. Desculpe se sou rude, mas senhor DESEMBARGADOR LUIZ ANTONIO que tem o nome de meu irmão GRANDE ARTISTA de TEATRO, assassinado no NATAL de 1987 no RIO DE JANEIRO NUM CRIME DE HOMOFOBÍA,se intromenta num ambiente de muita CULTURA , que significa pra nós não eruditismo, mas AMOR Á VID, que o senhor desconhece.
A CIA DE TEATRO OFICINA UZYNA UZONA é considerado mundial e nacionalmente mente uma das maiores transmissoras da CULTURA CONTEMPORÂNEA AOS POVOS DO MUNDO.E Repito, não estou falando em erudição mas CULTURA COMO CULTIVO DO AMOR Á LIBERDADE DO AMOR E DA VIDA. Se for o caso posso enviar um CURRULO onde se verá os inúmeros Prêmios, Trabalhos, contribuições desta Cia. para o Mundo.
CACILDA BECKER, teve o mesmo problema. Quando separou-se de seu marido Tito Fleury que quis ser ator mas não tinha talento para isso e foi viver com o grande diretor vindo da Itália Adolfo Celi levantando com este novo Amor o TBC, PAI gerador de todo o Teatro Moderno Brasileiro,do qual CACILDA é a GRANDE MÃE.Este a processou a atriz , argumentando que uma ATRIZ DE TEATRO não tinha direito á Guarda de um filho, no caso era do Bebê CUCA, filho de ambos. Acusava a mesma de fazer uma peça imoral, Condenada pela Igreja e pelo Partido Comunista “ ENTRE QUATRO PAREDES” de Jean Paul Sartre onde Cacilda fazia o papel de INÊS :uma LÉSBICA! Oh q HORROR!!!!!!
O filho ficou sob a guarda por uns tempos da mãe de CACILDA , Dona Alzira que ia levar a criança escondida da Polícia, nos ensaios desta peça no TBC, para CACILDA dar de mamar á CUCA. Obvio que a moral burguesa tradicional fundamentalista não tem nada a ver com a Ética Teatral .Muito mais no caso dos artistas do TEATRO OFICINA que desde a montagem de “ O REI DA VELA ” do grande OSWALD DE ANDRADE e de “RODA VIVA” do POETA Maximo CHICO BUARQUE DE HOLANDA, libertaram-se do Palco Italiano Branco, de Teatro Dramático “Pequeno Burguês” suicidaram-se como classe e foram buscar suas origens nos Ritos Indígenas, Africanos, Carnavalescos, Populares .Assim como toda CULTURA DO BRASIL no CINEMA, NAS ARTES PLASTICAS, NA MUSICA, NAS ARTES PLASTICAS, NA ATITUDE DESCOLONIZADA , LIBERTÁRIA DIANTE DA VIDA no ano 1967, onde surgiu o movimento da TROPICALIA, no BRASIL.Um dos movimentos culturaius mais importantes do SECELO XX.
Estes Artistas e Nossa Cia. lutou pela LIBERDADE diante da Ditadura Militar , e por isso teve pessoas como eu , Presas, Torturadas e Exiladas.
Quando começou a Abertura –retornamos ao BRASIL e descobrimos ss Origens do TEATRO q praticávamos, ligados ao Ritos Indígenas, Africanos e carnavalescos, na Grécia Arcaica, no RITO ORIGINAL DO DEUS DO TEATRO E DO DO VINHO: DIONISIOS.
Não é possível que em nossos tempos maravilhosamente revolucionário,em que temos a DEMOCRACÍA potencialisada pela revolução digital os VALORES DEMOCRÁTICOS DAS DIFERENÇAS CRIANDO ENTRE SÍ NOVOS VALORES, venha V.EXCIA
Um ex Marido Ciumento, possessivo, que foi a Manaus, caracterizar-se de grego,pintar o rosto, para invadir a cena de “ O BANQUETE” fazer uma declaração demagógica de Amor, á ex esposa, ao novo Marido dela, o grande ator FRED STEFFEN que Protagoniza tanto BACANTES como O BANQUETE , desejar uma vida feliz ao filho na Cia , (em grego,COMPANHIA DE TEATRO É = á TYAZOP,circulo de pessoas AMIGAS DE AMZADES DOURADAS, onde O AMOR DE CADA UM, POTENCIALIZA O DE UM PRLO OUTRO E CRIA OS FIOS ELETRICOS AMOROSOS DOS ESPETACULOS ,QUE FAZ COM QUE DEMOS AO PUBLICO O MELHOR NOSSO: AMOR.AMOR TOTAL. CORPO-ALMA.
É incrível como o CIUMES destrói uma pessoa que se diz Hare Krishna e tem um sentimento POSSESSIVO q nada tem a ver com os deuses INDIANOS OU BUDISTAS, que aconselham a renuncia, a aceitação ZEN da Vida.
É uma INJUSTIÇA, um CRIME ABSURO A “JUSTIÇA” ter esta atitude Patriarcal, Machista, contra a Mulher Livre, Independente , e seu DIREITO SAGRADO DE CUIDAR DO PROPRIO FILHO COMO ELA ACHAR MELHOR.
ELAINE deu , da e dará as melhores escolas ao filho, porque por ser um profissional de talento tem condições financeiras de educar da melhor maneira seu ADORADO THEO, e sabe que no OFICINA UZYNA UZONA, onde o Macho encuimado vê um ambiente de degradação moral ,existe uma Cia. amorosa, que ama o THEO, que tem a companheiros filhos de outros Artistas, da idad dele, meninos e meninas que conhece em cada cidade que a Cia vai!
Claro no Oficina não sairá um Homem Neurótico, Doente, Ciumento, Possesseivo, Hipócrita ,que trai a ARTE como o Pai Biológico.
Sinto que esta INJUSTIÇA tem de se tornar PUBLICA.
GIULIA GAM a maravilhosa atriz de NOVELA, TEATRO, CINEMA ,que tem um filho do mesmo nome , THEO, e teve de passar pela mesma crueldade, diante do pai biológico Machão, Neurótico que a acusava de louca.
O povo brasileiro é cuidado muito mais pelas MÃES CORAGEM como ELAINE do que pelos Pais que nem trabalho pra sustentar-se consegue.É uma afronta ao DIREITO MATERNO e a maioria das MÃES BRASILEIRAS que cuidam de seus filhos muito mais que seus pais biológicos. É uma situação que as ESTATISTICAS comprovam desde que o BRASIL é BRASIL.
Uma atitude injusta DESEMGARGADOR , mais grave ainda neste momento que o TEATRO OFICINA depois de 30 anos de Luta vai dar a cidade as DIONIZÍACAS no espaço de ExEstacionamento do Grupo Silvio Santos, concedido pelo próprio.
Nosso Teatro este ano foi TOMBADO COMO PATRIMONIO ARTISTICO E CULTURAL DO BRASIL e no seu TOMBAMENTO foi recomendado que o Ministro da Cultura, os secretários de Cultura do Estado e Município façam esforços para COMPRAR OU DESAPROPIAR O ENTORNO DO OFICINA PARA Lá CONSTRUIR-SE um COMPLEXO CULTURAL CENTRO COSMOPOLITA E CULTURAL DE SÃO PAULO, LÁ CONSTRUINDO O “ANHANGABAÚ DA FELIZ CIDADE” .
NESTE MOMENTO EM QUE O FOCO DE NÓS TODOS, DE ELAINE ESTÁ VOLTADO PARA A REINVENÇÃO DO NAIRRO DO BIXIGA,como um CENTRO COSMOPOLITA E CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO, LÁ UM DEFINITIVO “TEATRO DE ESTADIO “PARA MILHARES DE LUGARES PARA OS PREÇOS SEREM POPULARES, UMA UNIVERSIDADE POPULAR ANTROPÓFAGA PARA ENSINARMOS E APRENDERMOS CULTURA, COMO CULTIVO DA VIDA , DO CORPO-ALMA, DOS SERES HUMANOS MISTURANDO-SE SEM RACISMOS, APARTAIDES, TABUS, MORAIS INJUSTAS COMO ESTES QUE DEFENSORES CIUMENTOS DE UMA “VERDADE UNICA” QUEREM IMPOR AO MENINO THÉO
UMA OFICINA DE FLORESTA PARA VERDEJAR TODO BIXIGA Porque exatamente neste momento, THEO , tem de ser educado por um pai frustrado ciumento, que trai o propio lugar que freqüentava em nome de sua INVEJA por não ser mais amado por esta EXTRAORDINÁRIA MULHER.
Por não aceitar a