quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tchecov

Russo Adolf Shapiro encena Tchecov com atores brasileiros

Montagem propõe diálogo entre dramaturgo e método Stanislavski

Lenise Pinheiro/Folhapress
Atores no espetáculo "Tchecov, montado por diretor russo, a convite da Funarte 

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

O diretor Adolf Shapiro, um dos maiores nomes do teatro russo contemporâneo, não lembra quantas vezes encenou Anton Tchecov. Sabe que "O Jardim das Cerejeiras" já ganhou quatro versões suas. E que Tchecov é inesgotável.
Que mal há então em revisitar, mais uma vez, a obra do russo que mudou o curso da dramaturgia ocidental? A convite da Funarte, Shapiro preparou um exercício cênico com atores brasileiros (os mesmos do espetáculo "O Idiota", de Cibele Forjaz) a ser encenado a partir de amanhã na sede da instituição.
Como base do trabalho, Shapiro usa quatro atos de quatro peças diferentes de Tchecov: "A Gaivota", "Tio Vânia", "O Jardim das Cerejeiras" e "As Três Irmãs". As cenas se intercalam com um objetivo primeiro, de destilar o trabalho dos intérpretes pelo método Stanislavski, pilar do teatro contemporâneo.
Stanislavski foi conterrâneo e contemporâneo de Tchecov. Com ele nasceu a ideia do diretor de teatro, conta Shapiro. Até hoje, são poucas, senão inexistentes, as escolas de interpretação que não tomam por base o método por ele criado.
A opção de intercalar trechos desnuda outra questão. Tchecov criou um estilo de dramaturgia que Shapiro chama de "centrípeta". As histórias paralelas e as personagens secundárias exercem uma força motriz sobre o núcleo da peça.
É o contrário de "Hamlet", para citar a dramaturgia clássica. Na obra de Shakespeare, diz Shapiro, a força parte sempre do centro em direção à margem.
"Essa arquitetura é a mesma nas quatro peças", diz o diretor, explicando uma possível sensação de continuidade ao articular atos de textos diferentes.

TCHECOV4 - UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA
ONDE Funarte (al. Nothman, 1.058, tel. 3822-5671)
QUANDO estreia amanhã, para convidados. De seg. a qua., às 20h30. De 20/9 a 29/9 e de 18/10 a 10/11
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...