domingo, 9 de maio de 2010

O Feudalismo Acadêmico

"... a ortologia dos saberes foi o que permitiu à Igreja economizar petróleo. Por que ao invés de sustentar indistintamente, a torto e à direito, a ortodoxia, a censura, a proibição de certos conteúdos de saber, e isto pelo fato da ortodoxia exigir frequentemente ações economicamente onerosas e politicamente perigosas (as fogueiras não só tinham um alto custo aos cofres da Igreja, como também seu ritual provocava, algumas vezes, a revolta popular toda vez que o condenado sustentava uma postura corajosa frente os inquisidores, Giordano Bruno por exemplo). Por tanto, a prática da ortodoxia continha muitos inconvenientes e provocava muitos atritos que minavam a própria autoridade da Igreja. Foi por esta razão que, ao longo dos anos, a prática da ortodoxia foi diminuindo paulatinamente até chegar à sua abolição formal na modernidade. Mas isto só foi possível graças a esta outra prática sistemática e constante de ortologização dos saberes que consiste em não mais censurar, portanto, mas estabelecer um controle minucioso sobre os saberes para verificar se eles estão conformes a lógica e ao método justo. Não mais proibir mas, uma vez normalizados e disciplinados, fazer o saber circular livremente, fazê-lo expressar-se, fazê-lo falar através da educação escolar e universitária. Percebam que se na ortodoxia a obediência imposta é exterior ao sujeito do conhecimento, na ortologia a obediência é exercida pelo próprio sujeito do conhecimento: sou eu mesmo que, na medida que penso e que falo, estabeleço eu mesmo minha obediência às regras da lógica e do método; eu sou e eu exerço a polícia de meu próprio conhecimento; em obediência à lógica, eu segrego, eu excluo, eu nego o que pode existir de ilógico e de absurdo em meu próprio pensamento. Com isso, se a ortodoxia foi a disciplinarização dos corpos, a ortologia é a disciplinarização e a normalização dos saberes. E no fundo, não foi o Iluminismo do século XVIII quem jogou a última cartada contra o dogmatismo: sua abolição já estava dada em germe desde o século XII pela ortologia dos saberes."

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...